Uma propriedade com essas características é bastante procurada por quem está disposto a pagar um pouco mais para ter segurança e tranquilidade. No entanto, é importante considerar os pontos positivos e negativos antes de tomar a decisão de investir nesse modelo de imóvel, já que a privacidade e outras condições que envolvem morar em condomínio fechado exigem um investimento mais alto.
Prossiga com a leitura para saber mais sobre esse assunto e, assim, decidir de forma mais assertiva se morar em condomínio fechado é para você.
Vantagens de morar em condomínio fechado
Obviamente, as vantagens de optar por esse local são o ponto de destaque na hora de comprar um imóvel em condomínio fechado.
Por isso, vamos te apresentar agora as principais delas:
Privacidade: apenas pessoas autorizadas entram no espaço onde você mora;
Conforto: geralmente as residências seguem um padrão pré-estabelecido, o que permite que você more com muito mais conforto e de acordo com seu estilo;
Segurança: você e sua família poderão ficar muito mais seguros em um espaço fechado e protegido por seguranças e circuito interno de filmagem;
Áreas comuns de convivência: podem incluir piscina, playground, academia, sauna, área gourmet e salão de eventos;
Qualidade de vida: ao morar em condomínio fechado você poderá usufruir de silêncio e tranquilidade, mesmo estando em uma cidade movimentada. Essa condição garante dias muito mais tranquilos, um descanso pleno e, consequentemente, maior qualidade de vida;
Excelente investimento: ter uma residência em condomínio fechado pode ser um excelente investimento para aumentar seu patrimônio por serem imóveis de alto valor e com padrão de infraestrutura elevados.
Desvantagens de morar em condomínio fechado
Mesmo apresentando tantos pontos positivos, não podemos deixar de mencionar que alguns aspectos são negativos quando falamos sobre morar em condomínio fechado. Veja alguns:
Pagamento regular da taxa de condomínio: em alguns lugares o valor pode ser mais alto, se assemelhando ao pagamento mensal de um aluguel;
Seguir normas estabelecidas em conjunto: mesmo não concordando com elas por visarem o bem-estar de todos;
Problemas com os espaços de convivência: essa é uma das reclamações mais comuns de quem mora em condomínio, seja em questões de reserva ou uso do espaço;
Restrições em relação a animais de estimação: nem todos os condomínios fechados permitem criar pets, devido ao incômodo que podem causar com latidos ou mesmo na convivência em áreas comuns.
Segurança em primeiro lugar
Para quem busca segurança para si e para a sua família, sabe bem que optar por morar em condomínio fechado é sinônimo de segurança. No entanto, é importante que os condôminos tenham uma noção básica das principais estratégias de segurança para não haver falhas.
O acesso de pessoas e veículos precisa ser monitorado rigorosamente. Além disso, é importante estabelecer uma comunicação assertiva entre vigilantes e moradores.
Usar recursos tecnológicos modernos é uma maneira de potencializar a segurança. Além disso, é importante que a equipe de segurança tenha pessoas treinadas e aptas para reagir de forma ágil em situações adversas.
Investir nesse tipo de moradia é sinônimo de morar bem, com todo o conforto e segurança que você merece.
Fonte Estado de Minas
Comments